Entorse de joelho em surfistas






Mesmo não sendo a lesão mais frequente no surf, a torção ou entorse pode esconder problemas mais complicados. O joelho é uma articulação essencial nas manobras do surf e sofrem constantes sobrecargas.
  
Aproximadamente 15% dos surfistas se queixam de dores recorrentes nos joelhos. Nas manobras como 'top turn' ou 'off the lip', 'floaters', 'lay backs' ou tubos podem ocorrer lesões por rotação ou torção, compressão das estruturas dos joelhos, ou combinação do movimento de rotação e compressão.
  
Em geral, isso ocorre porque os ligamentos são alongados e acabam se rompendo. Assim, quando o corpo gira sobre o pé apoiado ou se alguma coisa ou alguém atinge o joelho pelo lado de fora, ocorre a lesão nos ligamentos do lado de dentro, normalmente os mais afetados nessas circunstâncias.

Dor e inchaço são os sintomas mais comuns, seja na parte de dentro ou em todo o joelho, que pode ficar roxo. A palpação dessa região é muito dolorosa.

Caso sofra uma  torção no joelho, você deve parar a atividades, evitando apoiar o pé no chão. Compressas de gelo por 20 minutos a cada hora no 1° dia e a cada 3 horas nos dias subsequentes são ações recomendadas.

A avaliação médica determinará a necessidade de um tratamento mais longo ou a imobilização por curto período de tempo. A cirurgia é indicada apenas em casos muito graves ou quando existe a lesão dos ligamentos cruzados e meniscal associada. Nos casos leves, apenas a limitação da atividade pode ser suficiente e o uso de medicamentos fica a critério do seu médico.

Lembre-se de que a recuperação da lesão deve atingir 3 objetivos: recuperar o movimento, recuperar a força e recuperar o equilíbrio. Consulte seu médico e inicie o tratamento de fisioterapia logo aos primeiros sintomas. Lembre-se sempre que a principal causa de lesões esportivas é uma lesão mal curada.

Ft. Andreia Fornaro
Especialista em Ortopedia Esportiva
Pilates e Terapias Manuais

Entorse de joelho em surfistas Entorse de joelho em surfistas Editado por Dani Souto on 15:10 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.