quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A entorse de punho







Lesão em mão pode ser a pior lesão não só para tratamento mas para a recuperação funcional de um paciente. 

O principal movimento de entorse de mão é o movimento de torção do punho ou da própria mão. Quando há essas torções, geralmente ocorridas de traumas ou movimentos bruscos, há um estiramento nos ligamentos ou a ruptura total desses ligamentos.

A lesão por estiramento é mais branda e porque mantém os ossos da mão no lugar, não "quebrando" sua funcionalidade.  Quando há a ruptura deste ligamentos que unem os ossos, há uma gravidade muito maior porque a funcionalidade da mão fica totalmente comprometida. 

Entenda-se como funcionalidade da mão todos os movimentos necessários e possíveis para que esse membro trabalhe sem prejuízo para o dia a dia do paciente.
 
A gravidade da lesão completa  está no fato de se quebrar a harmonia do movimento dos ossos da mão, gerando impactos que desgastam a cartilagem e geram dor e limitação do movimento Popularmente, essas lesões são chamadas de "pulso aberto".

O diagnóstico é feito através do exame físico cuidadoso. As radiografias podem mostrar um desalinhamento dos ossos do carpo nos casos mais graves. Eventualmente, a ressonância magnética pode ser necessária para a confirmação do diagnóstico. Em alguns casos, a artroscopia – procedimento minimamente invasivo onde uma micro-câmera penetra na articulação – é necessária para confirmar o diagnóstico.

O tratamento deve ser feito com o uso de imobilização e fisioterapia para combate a dor e reestabelecimento da função. As lesões ligamentares requerem o tratamento cirúrgico individualizado para cada paciente e lesão. Procurar um médico especialista em mãos é fundamental para um bom prognóstico e tratamento.

Quer saber mais sobre lesão de mão? Acesse o blog sobre Fraturas de mão.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...