Primeiros socorros em uma luxação








A luxação acontece quando os ossos que formam uma articulação saem da sua posição natural devido a uma pancada forte, por exemplo, causando dor forte no local, inchaço e dificuldade para mexer a articulação.

Nunca se deve tentar recolocar os ossos deslocados na sua posição normal, já que o incorrecto manuseamento pode piorar a situação ou até mesmo provocar complicações muito graves, como é o caso da ruptura dos vasos sanguíneos ou dos nervos da zona. Por essa razão, em caso de luxação, é necessário uma actuação profissional e o mais rápido possível, pois a redução da luxação é mais simples quando a lesão é recente, já que algumas horas após a reacção inflamatória, a sua deslocação não pode ser realizada através de manobras manuais, sendo necessário a realização de uma intervenção cirúrgica.

Enquanto se aguarda que o paciente receba a oportuna atenção médica ou durante a sua deslocação para um centro médico, convém manter a articulação na posição em que ficou, procedendo à sua imobilização, por exemplo, através de uma tala ou de uma faixa em caso de luxação do ombro ou ao segurar o membro afetado pela luxação sem forçá-lo.

Por outro lado, convém que o paciente não coma até ser atendido pelo médico, já que muito provavelmente irá necessitar da aplicação de anestesia geral, de modo a reduzir a luxação.

Sinais e Sintomas:

- Edema;
- Dor ( a dor aumenta ao movimentar a articulação)
- Deformidade no local (normalmente encontra-se uma saliência no local)
- Perda parcial ou completa dos movimentos do local afetado


Primeiros Socorros

Imobilização do membro afetado

A luxação, o socorrista deverá proceder como se fosse um caso de fratura, imobilizando a região lesada, sem o uso de tração. No entanto, devemos sempre lembrar que é bastante difícil distinguir a luxação de uma fratura.
Os primeiros socorros em caso de luxação de ombro, no dedo, no joelho, no tornozelo, no pé ou de qualquer outra parte do corpo, são:
Não forçar o membro afetado, dar à vítima algum medicamento para controlar a dor, por exemplo, e levá-la para o pronto socorro, pois requer um médico ortopedista para fazer o realinhamento da estrutura.
Quando uma articulação encontra-se luxada ninguém deve tentar colocá-la de volta no lugar. Este procedimento quando mal realizado pode piorar a situação e causar problemas vasculares e pode até mesmo afetar o sistema nervoso periférico, causando ainda mais dor e incapacidade.

Tratamento para luxação

O tratamento para luxação requer o reposicionamento dos ossos e por vezes imobilização da articulação por alguns dias. Em alguns casos, pode ser necessário realizar fisioterapia para tratar a dor, o inchaço e fortalecer os músculos envolvidos naquela articulação.

Publicada em 27/12/09 e revisada em 23/08/17


Primeiros socorros em uma luxação Primeiros socorros em uma luxação Editado por Dani Souto on 04:07 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.