domingo, 27 de dezembro de 2009

Tipos de luxação






Na luxação completa, os segmentos ósseos que constituem a articulação ficam completamente desunidos, enquanto que na denominada luxação incompleta ou subluxação, a união dos segmentos ósseos é muito reduzida. Embora, por vezes, a extremidade do osso deslocado fique no interior da cápsula articular (luxação intracapsular), existem casos em que fica no exterior da mesma (luxação extracapsular).

Em qualquer dos casos, o sintoma inicial é o aparecimento de dor, imediatamente após o acidente, que dificulta ou impede por completo qualquer tentativa de movimentar a articulação afectada. Ao fim de pouco tempo, a dor costuma diminuir de intensidade, voltando a aumentar de intensidade à medida que a inflamação da zona se desenvolve.

Por outro lado, o grau de deslocação do segmento ósseo e a sua posição pode impossibilitar a normal realização de algum ou até mesmo de qualquer movimento da articulação lesionada, pois pode estar deformada. Caso a luxação afecte uma articulação de um membro, por vezes a extremidade fica um pouco mais curta ou longa do que a saudável.

Poucos dias após a produção da luxação, é desencadeada uma reacção cicatricial com o intuito de reparar os tecidos moles lesionados. Caso se tenha realizado o tratamento adequado, esta cicatrização irá contribuir para a fixação das estruturas intra-articulares na sua normal posição. Por outro lado, caso não se tenha realizado o devido tratamento e o osso continue deslocado do seu sítio, a reacção cicatricial fixará a articulação numa posição anómala, proporcionando a adaptação das estruturas da zona a esta nova situação. Neste caso, que se denomina de luxação inveterada, a articulação permanecerá deformada e com uma limitação funcional mais ou menos significativa, consoante o caso.

Por vezes, como ocorre quando não se mantém a zona imobilizada após se proceder à redução da luxação, os elementos de sustentação não são adequadamente reparados, o que propicia uma certa instabilidade ao nível da articulação. Estes casos específicos, que se denominam de luxações habituais, costumam proporcionar o aparecimento de luxações recidivantes ou recorrentes perante traumatismos de pouca intensidade e até perante movimentos que impliquem uma brusca contracção muscular.


Veja os melhores celulares com preços especiais

Quer ganhar dinheiro estando conectado?? Clique aqui!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...