Curta e Siga


Atividades contra-indicadas após entorse de tornozelo





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui




Entorse de Tornozelo, dica dos Fisioterapeutas - Clínica Fisio&Forma

As entorses do tornozelo são uma causa comum de morbidade em adultos jovens (15 a 35 anos) e atletas. O mecanismo mais comum envolve supinação e inversão do pé, resultando em dano das estruturas laterais do tornozelo.

Vale ressaltar que, em 85% dos casos, há lesão do ligamento talofibular anterior (LTFA), podendo ou não envolver o ligamento calcaneofibular (LCF). Outros 10% são compostos de lesões sindesmóticas, que possuem recuperação mais prolongada. Apenas 5% de todas as entorses de tornozelo envolvem a face medial do tornozelo.

Graus de lesão

As lesões ligamentares são categorizadas em:
  • Grau I (leve): alongamento do ligamento sem ruptura macroscópica, pouco edema ou sensibilidade, com perda mínima ou sem perda funcional e sem instabilidade articular mecânica;
  • Grau II (moderado): ruptura parcial com frouxidão leve e dor moderada, edema, sensibilidade e instabilidade. Há alguma perda na mobilidade articular e instabilidade articular de leve a moderada;
  • Grau III (grave): ruptura completa, com edema considerável, dor forte, frouxidão significativa e, muitas vezes, uma articulação instável.
Qualquer atividade de impacto é contra-indicada em casos de lesão no tornozelo. Em geral, os "aeros" da vida: aero-funk, aero-lambada, enfim esses modismos em atividade aeróbica, que envolvam saltos, corridas, movimentos fortes de impacto.

Por exemplo, pode-se fazer esteira, desde que você caminhe em vez de correr. A esteira pode até ser benéfica, por melhorar os movimentos do tornozelo, mas isso, é claro, depende do tipo de lesão. Estou falando apenas em termos gerais, para lesões mais simples. A bicicleta ergométrica também não tem contra-indicação, a princípio, cada caso tem que ser estudado individualmente.

Sobre esta pergunta: "tratamento para bursite e entorse no tornozelo". Bursite no tornozelo é muito rara. Na minha experiência, nunca tratei de um caso. Mas acontece sim, porque "bursite" é uma inflamação nas "bursas", e nós temos bursas no corpo inteiro. Então, você pode ter uma bursite em qualquer lugar, no tornozelo, no joelho, no quadril, nos ombros…

Já para a entorse, o recomendável é hidroterapia, devido à retirada da carga sobre o tornozelo, pelos motivos que já expliquei.



Publicado em 08/01/10 e revisado em 06/05/20


Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Aprenda a fazer!