Curta e Siga


Propriocepção na Entorse





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui




Treinos de propriocepção para atletas



A propriocepção é considerada como o sexto sentido para alguns profissionais da área da saúde por ser definida, de modo bem prático, como a capacidade de sentir o posicionamento de nosso corpo no espaço.

Os exercícios de propriocepção promovem a recuperação de lesões nas articulações ou ligamentos porque obrigam o corpo a adaptar-se à lesão evitando que se esforce muito o local afetado nas atividades diárias, como caminhar ou subir escadas, por exemplo.

Estes exercícios devem ser feitos diariamente, entre 1 a 6 meses, até que se seja capaz de fazer os exercícios sem perder o equilíbrio ou até indicação do ortopedista ou fisioterapeuta.

Geralmente, a propriocepção é utilizada na recuperação de lesões esportivas como pancadas nas articulações, contraturas ou distensão muscular porque permite que o atleta continue a treinar sem afetar o local lesado. Além disso, estes exercícios também são indicados na fase final da recuperação após cirurgias ortopédicas ou nas lesões mais simples, como entorse do pé.

Uma propriocepção bem desenvolvida é capaz de detectar alterações nas tensões musculares e ligamentares, consequentemente identificando a posição dos ossos, enviando estas informações para nosso cérebro e esse, por sua vez, mandará alguma resposta perante estes estímulos. Um exemplo bem prático é o que acontece quando estamos correndo e de repente pisamos em um buraco indesejado, torcendo nosso tornozelo. Neste caso, ocorrerá um alongamento brusco de fibras de alguns tecidos (músculos, tendões, ligamentos, pele, etc.) de um lado do tornozelo. Este alongamento repentino é entendido pelo nosso corpo como um potencial mecanismo de lesão e com isso, a resposta muscular imediata é se contrair, para tentar evitar o pior.

Além disso, existe um sinal que é enviado ao nosso cérebro, fazendo com que ele responda mandando outros músculos se contraírem ou relaxarem, de modo a afastar ainda mais a chance de uma lesão (por exemplo, as pessoas que se jogam no chão evitando a entorse lesiva). Assim como os nossos cinco sentidos, a propriocepção também pode ser desenvolvida, aprimorando os mecanismos de resposta de nosso corpo perante situações diversas como correr na terra, caminhar em trilhas, andar no escuro ou passear em ruas irregulares







Publicado em 30/06/10 e revisado em 08/11/19



Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Aprenda a fazer!