Entorse x Fraqueza no Quadril





O aumento da prática de atividade física entre a população é um fator que contribui para a melhora da qualidade de vida. Mas a grande maioria dos indivíduos não procura auxílio profissional prévio a essas atividades. A ocorrência de lesões no tornozelo, o entorse em si, é bastante comum nas atividades de vida diária e na prática de esportes, sendo o mecanismo de entorse em inversão o mais comum.

Leia também:
O membro inferior é um complexo sinérgico que trabalha na estabilização do membro durante o movimento e o desequilíbrio muscular nessa região acaba gerando quadros de dor, limitação do movimento entre outras coisas. Num artigo publicado na Journal of Athletic Training, Karen Friel et al demonstrou a fraqueza dos músculos abdutores do quadril após entorse em inversão no membro ipsilateral. Esses achados confirmam uma relação de dependência entre a musculatura proximal e distal do membro, assim como em outras pesquisas se tenta demonstrar a influência dos músculos do quadril na rotação da tíbia, tal pesquisa foi feita por Preece numa publicação no periódico Gait & Posture. Portanto, vários fatores tornam-se causas prováveis para as entorses do tornozelo, assim cabe aos profissionais de saúde identificar e “eliminar” os fatores de risco.

Importância Clínica

As pesquisas anteriormente citadas podem ser relacionadas com o valgo dinâmico de joelho já que a causa é uma fraqueza da musculatura do quadril. Então, esse é um ponto importantíssimo da avaliação que pode identificar um fator de risco claramente relacionado à entorse. Muitas vezes o tratamento fisioterapêutico tem como único foco o fortalecimento da musculatura inversora e eversora do pé, mas essa visão isolada do corpo deixa brecha para o principal fator causal continuar negligenciado. Assim, a avaliação do membro como um todo tem grande importância num desfecho mais favorável a longo prazo.

Fonte
Entorse x Fraqueza no Quadril Entorse x Fraqueza no Quadril Editado por saude.chakalat.net on 10:18 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.