Tratamento de uma entorse





A principal medida terapêutica consiste em manter a articulação afetada em repouso, de preferência absoluto para favorecer a rápida cicatrização e a recuperação dos tecidos lesionados. A redução da dor e da inflamação passa pela administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos comuns, além de aplicação de crioterapia.

Embora nos casos menos graves não seja necessário, nos restantes deve-se proceder à imobilização da articulação com a aplicação de talas ou até mesmo gesso, em caso de entorse do tornozelo, de modo a garantir o repouso permanente da articulação lesionada. A imobilização costuma durar entre uma a duas semanas, por vezes mais do que um mês, de acordo com a colocação do gesso e a gravidade ou localização da entorse.

Depois de solucionada a fase aguda e o consequente desaparecimento da inflamação e da dor, deve-se realizar movimentos com a articulação, de modo a prevenir uma eventual rigidez. Durante o período de recuperação também é extremamente útil a fisioterapia e todo os recursos que possam ser utiliados tais como as massagens e a aplicação de ultra-som, raios infravermelhos, correntes elétricas e outros procedimentos que favoreçam a reabsorção dos hematomas e a cicatrização dos ligamentos lesionados. É igualmente aconselhável a realização de exercícios específicos de reabilitação, efetuados de forma gradual e progressiva, segundo as indicações do fisioterapeuta, com o intuito de fortalecer a musculatura da zona afetada, para recuperar a total funcionalidade da articulação e, sobretudo, para prevenir recaídas.

Se ocorrer uma situação muito mais grave, como é o caso da ruptura de ligamentos, pode ser necessário efetuar uma intervenção cirúrgica para se proceder à reparação dos tecidos. Caso a lesão não seja adequadamente curada, devido à falta de tratamento, proporcionando o aparecimento de cicatrizes e aderências que provocam uma dor intensa e perturbam a funcionalidade da articulação, deve-se igualmente recorrer à cirurgia.

Leve a entorse a sério e faça o tratamento adequando.

Tratamento de uma entorse Tratamento de uma entorse Editado por saude.chakalat.net on 20:24 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.