Cuidados ao sofrer uma entorse






É muito comum que aconteçam aos desportistas, que têm o corpo como instrumento de trabalho. As crianças também costumam ter entorses, devido às suas brincadeiras mais atrevidas.  

O entorse manifesta-se por uma dor muito forte, seguida de inchaço, que tende a agravar algumas horas após a lesão. Os entorses mais frequentes são no tornozelo (confundido por pé), no pulso, no joelho e no ombro.

Se tiver um entorse, repouse, coloque gelo, comprima e mantenha-se elevado. Quando estiver em repouso, é mesmo repouso. Se o entorse for no tornozelo, nada de se levantar nem de colocar peso, durante as primeiras 24 horas ou mais, conforme a gravidade da lesão. Se tiver mesmo que se levantar, use uma bengala ou uma muleta para se apoiar.

O gelo também aqui tem uma função essencial. Deve ser aplicado na lesão durante 20 minutos, a cada 4 ou 6 horas, durante os primeiros dias. Só deve parar a sua aplicação, quando a dor e o inchaço diminuírem. O gelo deve ser embrulhado numa toalha, antes de o aplicar. Evita, assim, qualquer tipo de lesão provocada pelo frio.

A compressão, no processo de cura de um entorse, é muito importante para que a zona lesada se mantenha estática. Coloque uma ligadura para o efeito. Se o entorse for no tornozelo, não retire imediatamente o sapato pois a compressão que este exerce pode ajudar a suster o edema, até conseguir encontrar algum gelo. Não se esqueça de manter a zona afectada numa posição elevada (acima da anca ou do coração), para ajudar a reduzir a dor e o edema. Esta é uma forma de evitar a acumulação de fluidos nessa zona. Logo que a dor o permita, deve ir movimentando com cuidado a articulação afectada. Tenha em atenção que, durante as primeiras 24 horas, convém evitar banho ou duche quente, fricções quentes, compressas quentes e ingestão de bebidas alcoólicas.

Cuidados ao sofrer uma entorse Cuidados ao sofrer uma entorse Editado por saude.chakalat.net on 20:51 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.