Entorse no tornozelo deve ser tratada com cuidado






Não é raro atletas sofrerem com a entorse no tornozelo, um tipo de trauma provocado pelo excesso de distensão das estruturas que garantem a estabilidade da articulação.

O especialista em cirurgia do pé da Orto Corpore, Dr. Marco Túlio Costa explica um pouco mais sobre a lesão. "Entorse é uma distensão súbita e violenta dos ligamentos e das partes moles que rodeiam as articulações. A maneira mais comum ocorre no tornozelo, quando o pé se desloca para dentro em relação à perna. Com este tipo de lesão, podem ocorrer fraturas ou lesão dos ligamentos externos do tornozelo"

Os exercícios de propriocepção (fortalecedores) ajudam a prevenir esse tipo de contusão, mas ainda existem outros recursos. "Para atletas, o uso de enfaixamentos ou tornozeleiras podem ajudar a diminuir a intensidade das lesões", recomenda Marco Túlio.

O período de recuperação depende da gravidade da lesão. "Quando há ruptura total do ligamento, o tempo para cicatrização é de cerca de seis semanas. No entanto, é possível, após certa etapa permitir, no caso de atletas profissionais, o retorno a prática esportiva com auxilio de enfaixamentos e tornozeleiras". E completa "A fisioterapia correta também é muito importante nestes casos. Pode haver casos onde a ruptura do ligamento não é total, apenas parcial, o que pode abreviar o tempo de retorno a prática esportiva".

Existem algumas recomendações para a hora da lesão. "é importante a utilização de gelo no local, que alivia a dor a ajuda a diminuir o edema. Procurar o ortopedista assim que possível, é importante, para afastar o diagnóstico de fraturas (que podem ocorrer) e iniciar o tratamento correto", conclui Marco Túlio
Entorse no tornozelo deve ser tratada com cuidado Entorse no tornozelo deve ser tratada com cuidado Editado por saude.chakalat.net on 05:52 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.