Cuidados imediatos pós-entorses






Os ossos do esqueleto humano estão unidos uns aos outros pelos músculos e as superfícies de contato são mantidas por meio dos ligamentos. Quando há um movimento brusco, pode ocorrer estiramento e até ruptura dos ligamentos, o que chamamos de entorse.

A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada, que depois apresenta edema (inchação); se houve rompimento de vasos sanguíneos, a pele da região pode imediatamente apresentar manchas arroxeadas.

Caso no local afetado apareça mancha escura 24 ou 48 horas após o acidente, pode ter havido fratura; procure atendimento médico imediatamente!

As entorses mais comuns são as de punho, de joelho e tornozelo.

No atendimento a qualquer entorse, deve-se:

Colocar gelo ou compressas frias no local, antes protegendo a parte afetada com um pano limpo ou uma gaze, para evitar geladuras na pele.

Imobilizar a articulação afetada por meio do enfaixamento, usando ataduras ou lenços. A imobilização também pode ser a mesma que se faz no caso de fratura fechada.

Depois da imobilização, a vítima deve ser encaminhada para atendimento médico. É importante lembrar que durante algum tempo ela não deve usar a articulação machucada. A aplicação de gelo ou de compressas frias no local, sempre com a pele protegida, precisa continuar nos dias seguintes ao acidente. Adotando esses procedimentos, a recuperação geralmente acontece em uma semana. Isso se não houver outras compliações, como derrame interno, ruptura de ligamentos ou mesmo fratura.
Cuidados imediatos pós-entorses Cuidados imediatos pós-entorses Editado por saude.chakalat.net on 05:08 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.