Como prevenir entorses no esporte?





http://s2.glbimg.com/ndXqrVMG_mOKtglE4Gi-FrT4xAc87gDiFQ9HNQeD-CB8awCSbMfdniYLeeLNVe4i/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2012/09/19/pique_barcelona.jpg


Se tivermos um vilão na atividade física e esportiva ele atende pelo nome de "entorse" e o sobrenome "tornozelo". A entorse de tornozelo é a ocorrência traumática articular mais frequente nos esportes, independente da atividade física ou modalidade que se pratique.   

Acesse o Faça Fisioterapia

A primeira providência na prevenção de tão freqüente ocorrência é com a superfície. Buracos, ondulações, piso molhado (que altera a aderência com o calçado esportivo), superfícies com atrito maior nas paradas, mudança de direção e arranques de velocidade são fatores a serem observados.

O esporte, qualquer que seja, será retomado apenas após a cura completa do trauma articular. A memória do episódio doloroso ajuda neste início para os mandamentos da prevenção: 

  • Proteger os tornozelos com bandagens ou tensores
  • Conhecer o tipo de piso e usar o calçado adequado ou mesmo evitar superfícies impróprias para prática segura
  • Incorporar treinamento específico para a prevenção de recidivas, como fortalecimento muscular e treinos de propriocepção
  • Condicionamento físico geral, não só o específico e de habilidades relacionadas ao esporte praticado
  • Siga os conselhos do seu médico assistente. São muito valiosos apesar de você, na maioria das vezes, poder achá-los aborrecidos.

Na entorse os ligamentos envolvidos estiram ou se rompem, parcial ou por completo, classificados em grau já visando o planejamento para tratamento: leve, grau I, moderado, grau II, ou grave, grau III. Os leves se resolvem geralmente em até 15 dias enquanto os graves podem estender o tratamento por meses. 

Ocorrido o fato, pare imediatamente com a atividade para evitar que o quadro possa se agravar. Identifique corretamente o que aconteceu, pois, quanto mais preciso o diagnóstico e precoce o início do tratamento, mais rápido o retorno ao esporte. Aplique gelo, repouse, evite o apoio e deixe o membro acometido elevado. Procure tratamento especializado o mais rápido possível por mais simples que a lesão possa parecer. 

Negligenciar uma entorse de tornozelo, por mais leve que seja, é condenar a articulação a instabilidade com consequências que podem ser desastrosas. 

Como prevenir entorses no esporte? Como prevenir entorses no esporte? Editado por saude.chakalat.net on 10:31 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.