Curta e Siga


Como deve ser a recuperação pós-imobilização da entorse





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui



http://www.fisioterapia.com/public/files/noticia/tornozelo.jpg

Estima-se que 25 mil pessoas sofram algum tipo de entorse de tornozelo por dia no Brasil. Muitas vezes banalizada e negligenciada é uma das principais lesões esportivas. Quando chega se se imobilizar a pessoa, a fase seguinte do tratamento provavelmente precisará a atenção do fisioterapeuta.

Após a retirada da imobilização, a fisioterapia motora composta por alongamento e fortalecimento já poderá ser aplicada com exercícios isométricos (contração sem movimento) evoluindo para isotônicos (com produção de movimento) agregando cargas progressivas com auxílio de faixas elásticas (thera band), tendo atenção ao grau de força aplicada.

Pode-se aplicar o treino de descarga de peso gradativa sobre o pé acometido para iniciar o treino de marcha e adequar a propriocepção (Consciência da posição do corpo).

Pode ser introduzido exercícios na bicicleta ergométrica trabalhando a resistência muscular e a mobilização articular, técnicas como bandagens funcionais e kinesio taping (bandagem elástica) podem ser aplicadas também visando uma melhor estabilidade, controle de edema e redução do quadro álgico.

Técnicas de eletroterapia são de fundamental importância visto que aparelhos como o ultra-som, TENS, infravermelho, laser irão promover efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, circulatórios e cicatriciais, respectivamente, que podem ser usados a partir do primeiro dia após a lesão a depender do tipo de imobilização aplicada.

Outra técnica muito interessante é a massagem transversa profunda de Cyriax, com o objetivo de quebrar as aderências promovidas pelas fibras de colágeno do tecido cicatricial formado após a lesão que se tornarão fracas, sem flexibilidade e desalinhadas no período de reparação, portanto a técnica irá promover uma melhor movimentação articular e muscular sem dores.

A recuperação de uma entorse é o ponto de partida para que acabe com a instabilidade articular no local e previne contra a repetição do evento.

Cuide-se!


Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Aprenda a fazer!