Entorse é uma das lesões articulares





http://www.clinicaortopedia.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/luxacao-702x3361.jpg

Os tipos de traumatismos articulares podem ser caracterizados em contusão, entorse, luxação, subluxação, fratura articular, distensão ou torção e desgarro articular ou luxação irregular. Vamos ver quais são as características de cada uma:

Contusão: lesão articular produzida por um trauma direto, onde não há fratura, luxação nem grave lesão ligamentar. A articulação fica edemaciada, apresentando dor à digitopressão no local contundido e hematoma. Existe sempre limitação de movimentos, porém pouco perceptível.

Distensão ou Torção: lesão articular produzida por trauma indireto que conduz a um movimento além do limite articular. Pode produzir um estiramento dos ligamentos e da cápsula articular, podendo causar ruptura dessas estruturas em um dos lados da articulação. Se os ligamentos sofrem apenas estiramento, a articulação conserva sua estabilidade. Caso os ligamentos se rompem de um lado da articulação, essa fica com certa instabilidade, caracterizando uma subluxação. Nas distensões sem ruptura de ligamentos, a mobilidade esta mais limitada que nas distensões com ruptura.

Luxação: compreende um deslocamento repentino e duradouro dos extremos articulares, parcial ou completo, produzido por um trauma externo. Ocorre quando se rompe um lado da cápsula articular e uma parte dos ligamentos.

Desgarro Articular ou Luxação Irregular: grave lesão articular com ruptura da maior parte dos ligamentos, sendo que a parte distal do membro pode ser levada em todas as direções e não encontra resistência elástica, que é o sinal mais característico das luxações.

Entorse: lesão dos ligamentos articulares, a qual estira ou lacera as fibras ligamentares, sendo causados por forças que alongam essas fibras além de seu limite elástico.
Entorse é uma das lesões articulares Entorse é uma das lesões articulares Editado por saude.chakalat.net on 12:10 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.