Bandagem Elástica Funcional e a Entorse no Tornozelo







A bandagem elástica funcional consiste na aplicação de uma ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos.

Ela age sobre o tecido muscular e fascial, sob as articulações e nos sistemas circulatório, linfático e nervoso. O objetivo é alterar o tônus muscular, estimular a drenagem linfática, corrigir os padrões de movimento e melhorar a postura.

Esta bandagem é econômica, fácil de aplicar e pode demorar até 3/4 dias.
As lesões mais frequentes incluem entorse articular talo-tibial (tornozelo), lesões ligamentares do joelho, luxação do ombro, lesões do Tendão de Aquiles, traumas nos tecidos moles, na medula espinhal e fraturas ósseas.

A alta incidência das lesões ligamentares de tornozelo assumem maior importância na prática clínica a cada dia, podendo causar incapacidade imediata ou tardia. Dados epidemiológicos apontam esta lesão como uma das mais frequentes entre os atletas e, na população geral, incide na taxa de 1:10.000 indivíduos/dia.

Aproximadamente, 80 a 90% das entorses de tornozelo ocorrem no compartimento lateral da articulação como resultado do mecanismo de flexão plantar e inversão. O mecanismo de entorse lateral de tornozelo é relatado quando há supinação excessiva do retropé combinado com rotação externa da tíbia no início do contato do pé com o solo durante a marcha, corrida ou salto(3). A entorse de tornozelo caracteriza-se como uma lesão na qual vários tecidos são estirados e/ou rompidos.

O mecanismo de inversão ocorre em grande velocidade, não permitindo, muitas vezes, que o músculo reaja a tempo de estabilizar a articulação, impondo, assim, sobrecarga lesiva ao complexo ligamentar lateral(6), atingindo, principalmente, os músculos fibulares curto e longo(4). Com esse estiramento, pode ocorrer alteração da capacidade proprioceptiva pela lesão e pela instabilidade articula

Em virtude da alta incidência de entorses de tornozelo, foram desenvolvidas estratégias preventivas, sendo a bandagem funcional de tornozelo amplamente utilizada como uma das técnicas para prevenir as recidivas de entorse É discutido que, devido ao contato íntimo da bandagem com os receptores cutâneos, possa ocorrer um estímulo e assim tem-se uma maior ativação do reflexo de estiramento fibular, melhorando a propriocepção do tornozelo.

Você pode ajudar pessoas com uma técnica SIMPLES, BARATA, EFICAZ E RÁPIDA na resolução de suas patologias: musculares, articulares, tendinosas, circulatórias, posturais e PRINCIPALMENTE na PREVENÇÃO de lesões e patologias...

O Curso de Bandagem NeuroMuscular Funcional é um curso de METODOLOGIA INOVADORA com abordagem diferenciada de todos os curso da técnica de bandagem existente no mercado.

Foi especialmente desenvolvido para que QUALQUER PESSOA que queira aprender a técnica (médico, Fisioterapeutas, etc) e possa aplicar as bandagens, já que essa técnica não tem REGULAMENTAÇÃO de propriedade (ou seja, não é de EXCLUSIVIDADE de nenhuma profissão).


Bandagem Elástica Funcional e a Entorse no Tornozelo Bandagem Elástica Funcional e a Entorse no Tornozelo Editado por saude.chakalat.net on 06:46 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.