Tratamentos do grau da Entorse do Tornozelo








A Entorse
é a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estruturas que ligam um osso a outro, nas articulações), sendo que os ligamentos podem sofrer ruptura total ou parcial. Suas causas se dão por conta de irregularidade do solo, uso de sapatos altos e saltos estreitos e determinadas formas de andar. Seus sinais e sintomas são: dor intensa no local, inchaço, deformidade, dificuldade para movimentar, hematoma.

Tratar o tornozelo torcido adequadamente pode evitar dor crônica e instabilidade.

Para uma entorse de grau 1, onde apenas micro lesões afetam os ligamentos do tornozelo:

  • Descanse o tornozelo, não andando sobre ele. Limite a carga de peso sobre este pé.
  • Use muletas se necessário;
  • Se não há nenhuma fratura é seguro colocar algum peso sobre a perna. Uma tornozeleira muitas vezes ajuda a controlar o inchaço e acrescenta estabilidade enquanto os ligamentos estão cicatrizando.
  • Eleve a perna para reduzir o inchaço.
  • Não coloque gelo diretamente sobre a pele (use um pedaço de pano fino como uma almofada entre o saco de gelo e a pele) e não aplique gelo por mais de 20 minutos de cada vez para evitar queimaduras.

O inchaço geralmente regride em alguns dias.

Para uma entorse de grau 2, onde ocorrem micro lesões ou ruptura parcial dos ligamentos do tornozelo; pode ser necessária imobilização para permitir mais tempo para a cura. Um ortopedista especialista em pé e tornozelo pode imobilizar o tornozelo torcido, permitindo ou não o seu apoio na primeira semana.

Uma entorse grau 3, em que pode haver ruptura total de um ou mais ligamentos do tornozelo; coloca você em risco de instabilidade permanente do tornozelo. Raramente, a cirurgia pode ser necessária para reparar os danos, e é feita especialmente em atletas competitivos para garantir a segurança na volta à prática.

Para entorses graves do tornozelo, o seu ortopedista pode considerar tratá-lo com gesso curto por duas a três semanas ou uma bota imobilizadora com posterior recomendação de fisioterapia.

Pessoas que torcem seu tornozelo repetidamente (tornozelo instável) também podem precisar de reparo cirúrgico para apertar os seus ligamentos.


Tratamentos do grau da Entorse do Tornozelo Tratamentos do grau da Entorse do Tornozelo Editado por saude.chakalat.net on 06:03 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.