Como a Luxação Acromioclavicular pode acontecer?






A causa mais comum de uma separação AC é a queda sobre o ombro. A força da queda empurra a escápula para baixo. A clavícula por estar ligada à caixa torácica (por meio da articulação esternoclavicular) , não pode se mover o suficiente para acompanhar o movimento da escápula. Desta forma os ligamentos da articulação AC começam a se romper e a articulação começa a se separar. Alguns estudiosos até comparam a articulação acromioclavicular com um "fusível" do ombro, que se rompe após um trauma para evitar lesões maiores em outras estruturas vitais.

Quais os sintomas que esta doença causa?

Os sintomas variam desde uma dor localizada sobre a articulação após um entorse do ligamento, até uma dor intensa e deformidade (abaulamento em cima do ombro) quando há separação completa.


Diagnóstico

Como meu médico fará o diagnóstico?

Seu médico terá de obter informações sobre o ferimento e uma história clínica detalhada.

O diagnóstico geralmente é feito pelo exame físico. Seu médico irá palpar a articulação lesionada para melhor avaliação. Isso pode se doloroso, mas é muito importante para o médico entender exatamente onde seu conjunto dói e possíveis estruturas lesadas.

Seu médico pode solicitar raios-X. Radiografias podem demonstrar a separação da AC, e podem ser necessários para descartar uma fratura da clavícula.



Tratamento

Quais as opções de tratamento estão disponíveis?

O tratamento não-cirúrgico

 Tratamento para os graus leves de separação geralmente consiste de analgésicos e de um período de repouso com uso de tipóia. Seu programa de reabilitação pode ser dirigido por um fisioterapeuta ou outro profissional.

O tratamento do grau três da luxação AC é um tanto controverso. Nas luxações onde não há uma deformidade grande e em pessoas sem demanda funcional grande, podemos tratatar conservadoramente com uso de tipóia. Em pacientes que apresentam uma exigencia funcional maior do membro superior, o tratamento cirurgíco é indicado.

Como a Luxação Acromioclavicular pode acontecer? Como a Luxação Acromioclavicular pode acontecer? Editado por saude.chakalat.net on 11:55 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.