Curta e Siga


Propriocepção nas Entorses de Tornozelo





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui




A entorse de tornozelo é uma das lesões mais frequentes.

A entorse de tornozelo do tipo eversão dos ligamentos deltóide e medial constituem cerca de 5% das entorses de tornozelo, e as lesões nas sindesmoses respondem pelos 10% restantes.

Este movimento anômalo proporciona uma lesão que se inicia no ligamento talo-fibular anterior e pode progredir para a do ligamento calcâneo-fibular, com o aumento da energia do trauma.

A lesão do ligamento talo-fibular posterior é rara, ocorrendo apenas na luxação franca do tornozelo.

A entorse de tornozelo inversão acontece pelo fato de a cápsula articular e os ligamentos serem mais resistentes na face medial do tornozelo.

As de ligamento lateral também são mais comuns do que as de ligamento medial por duas razões principais:

  • O maléolo lateral projeta-se mais distalmente que o maléolo medial, produzindo menos obstrução óssea à inversão do que à eversão.
  • O ligamento deltoide é muito mais forte que os laterais.

O pé, deve ser capaz de se adaptar para absorver forças e se acomodar em superfícies irregulares.

Também deve conseguir se tornar uma alavanca estrutural rígida para fazer a propulsão do corpo à frente durante a caminhada e a corrida.

Nesse sentido, tanto o pé como o tornozelo, exercem uma função primordial na locomoção, e qualquer lesão que acomete essas estruturas pode limitar a mobilidade.

A reabilitaçäo da entorse depende do grau de lesäo e da conduta médica inicial. E em todos os casos, o tratamento fisioterapêutico é baseado na recuperaçäo da amplitude de movimento (ADM), fortalecimento muscular e treinamento proprioceptivo. A propriocepçäo é um mecanismo componente do feedback sensorial aferente que, quando lesado, compromete a estabilizaçäo neuromuscular reflexa normal, predispondo a novas lesöes. Existem tres principais proprioceptores-receptores articulares, órgäos tendinosos de Golgi (OTGs) a fuso muscular - cada um com funçäo e mecanismo específicos. Para o treinamento proprioceptivo, utilizam-se diversos exercícios e recursos para o recrutamento destes proprioceptores.

Como fazer exercícios de propriocepção para o tornozelo

Exercício 1
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 2

Alguns exercícios de propriocepção utilizados na recuperação de lesões no tornozelo incluem:

  • Exercício 1: Ficar de pé, apoiando o pé com o tornozelo lesionado no chão e fechar os olhos, mantendo essa posição por 30 segundos e repetindo 3 vezes;
  • Exercício 2: Ficar de pé, apoiando o pé com o tornozelo lesionado no chão e, com os olhos abertos, tocar com uma das mãos em vários pontos do chão a diferentes distâncias. Repetir este exercício durante, pelo menos, 30 segundos;
  • Exercício 3: Ficar de pé, apoiando o pé com o tornozelo lesionado num bola meio cheia, levantar o outro pé do chão e tentar manter o equilíbrio por 30 segundos. Para conseguir fazer este exercício basta esvaziar uma bola de futebol ou encher a bola até metade da sua capacidade.

Estes exercícios devem ser orientados por um fisioterapeuta para adaptar o exercício à lesão específica e adequar à fase de evolução da recuperação, aumentando os resultados.



Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Aprenda a fazer!