Curta e Siga


Uso errado do Salto Alto provoca Entorses





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui







Imagine uma festa de formatura, um baile de réveillon, um esperado encontro num restaurante badalado da cidade, sem um belo par de sapatos de salto alto. Nenhuma mulher que se preza abrirá mão desse objeto de desejo, que seduz os homens e desperta admiração das amigas. Mesmo toda elegante e poderosa, a 10 centímetros de altura, mulher nenhuma deve se esquecer dos perigos, que vão do entorse e ruptura dos ligamentos do tornozelo, calosidades, unhas encravadas e joanetes a problemas sérios de joelho e de coluna.

Articulação que une o pé à perna, o tornozelo é responsável pelos movimentos de rotação, flexão, extensão e exige estabilidade, oferecida pelos ligamentos, mas 70% das pessoas apresentam instabilidade crônica por causa de sapatos errados, principalmente plataformas, que levam a torções do tornozelo. As entorses sucessivos contribuem para romper os ligamentos e evoluem para instabilidade crônica. A longo prazo, podem incapacitar a pessoa para o dia-a-dia e provocar lesões sérias.

O primeiro passo para tratar é identificar o que de fato aconteceu, e qual a extensão do dano, por meio do exame clínico e de imagem. A partir daí, é analisada qual a melhor opção de tratamento que, raramente, inclui cirurgia. De uma forma geral, é uma combinação de imobilização, repouso e fisioterapia.

É imprescindível procurar tratamento nesses casos, e realizá-lo até o fim, para garantir a saúde dos tornozelos e ligamentos, bem como a qualidade de vida e capacidade de exercer todas as atividades diárias sem dor.

O salto alto modifica o andar, alterando a angulação da coluna e pressionando os joelhos, além de sua inclinação que pode danificar os tornozelos e calcanhares, aumentando as chances de alteração postural. Algumas das doenças relacionadas são: joanete, metatarsalgia (dor na região dos dedos e na face plantar), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo, tendinite, hérnia de disco e outros problemas de coluna.



Dicas para Profissionais:
  • Guia de Testes Ortopédicos
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Tenha as melhores ofertas do Magazine Luiza: clique aqui!
    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Aprenda a fazer!