Curta e Siga


Saiba mais sobre a Lesão em Chicote





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Saiba mais sobre a Lesão em Chicote.




O efeito chicote não pode ser considerado uma entorse mas é uma lesão mais comum do que se imagina.

Lesão em chicote, ou "whiplash", é o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço (região cervical), causada por um movimento brusco para frente e para trás. O movimento anormal obriga o pescoço a uma extensão e flexão repentina. Por ser tão rápido, não dá tempo dos reflexos musculares normais de proteção entrarem em ação e a coluna e os tecidos moles que mantém a coluna estável podem sofrer trauma.

Sintomas mais comuns Dores e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça, dores de cabeça
Outros sintomas Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas visuais; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.

Na maioria dos casos, os sintomas costumam desaparecer depois de 2 a 4 semanas. No entanto, se persistirem ou piorarem depois de 6 a 8 semanas, mais radiografias ou outros testes diagnósticos podem ser necessários.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é baseado no histórico da lesão e o relato dos sintomas pelo paciente. Quando existe a possibilidade de fratura ou deslocamento da coluna cervical, uma imagem de raio-X deve ser feita. E, se houver suspeita de lesões dos tecidos moles (nervos e músculo-esquelético), imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada também são indicadas.

1ª linha de tratamento colar cervical macio por 2 a 3 semanas
2ª linha de tratamento calor para aliviar a tensão muscular e a dor; medicações analgésicas, inclusive AINEs e inibidores de ciclooxigenase 2; relaxantes musculares; exercícios de movimentação; fisioterapia; bolsa de gelo e similares

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário